Caso está sob análise da Comissão de Investigação da Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Petrópolis registra primeira morte por dengue neste ano e pode ser tornar o 15º caso em todo o estado do Rio

março 5, 2024 /

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, confirmou a primeira morte por dengue neste ano. A confirmação ocorreu na última sexta-feira (1) e o caso ainda está sob análise da Comissão de Investigação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), podendo se tornar o 15º caso de morte por dengue no estado do Rio.

Até esta segunda-feira (4), o painel com os registros de óbitos divulgado pelo governo estadual do Rio contabilizava 14 casos. O procedimento de investigação envolve a notificação do óbito pelo município em até 24 horas. Posteriormente, a comissão de investigação da SES deve realizar uma série de etapas e chegar a uma conclusão em até 60 dias.

O homem de 40 anos, cujo óbito foi confirmado, chegou em estado grave à UPA Cascatinha e foi transferido para uma unidade de CTI, falecendo em 24 de fevereiro. O diagnóstico da causa da morte foi confirmado por meio de exame laboratorial realizado pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ) e liberado em 29 de fevereiro.

Dos 14 casos divulgados pelo estado, três ocorreram em Resende e dois na capital. Outros municípios, como Itatiaia, Mangaratiba, Cachoeiras de Macacu, Barra do Piraí, Três Rios, Angra dos Reis, Paraty, Rio das Ostras e Volta Redonda, registraram um óbito cada.

A investigação da comissão estadual para a confirmação da morte por dengue inclui entrevistas com profissionais de saúde que atenderam o paciente e seus familiares, além de uma confirmação adicional por meio de exame laboratorial.

O prazo para conclusão da investigação é de até 60 dias, podendo ser reduzido dependendo da disponibilidade das informações fornecidas pelo município sobre o caso. Somente após o término de todo o processo, a morte por dengue é confirmada ou descartada.

Os dados sobre a dengue no estado do Rio podem ser acessados no painel Monitora, na seção Arboviroses, divulgada pelo estado. Até a última sexta-feira, Petrópolis registrou 530 casos de dengue, um número quase quatro vezes maior do que em todo o ano de 2023.

Desde a semana passada, as três UPAs (Centro, Cascatinha e Itaipava) estão reforçando suas equipes médicas devido ao aumento de pacientes com sintomas da doença. A Prefeitura decretou Emergência de Saúde Pública para uma resposta mais ágil às ações de combate à dengue.

O município enfatiza que somente com o engajamento de todos será possível combater o mosquito transmissor e vencer essa batalha contra a dengue.

* Com informações do g1.

Aloma Carvalho