No acervo da exposição “Expo Arte Objetos Concretos: Do Cotidiano à Arte”, 40 obras expressam a trajetória de Robson Sales em mais de 35 anos de trabalho

Palácio Tiradentes recebe exposição de artista que transforma objetos simples em obras de arte

outubro 4, 2023 /

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, recebe a exposição “Expo Arte Objetos Concretos: Do Cotidiano à Arte”, de Robson Sales. A mostra ficará em cartaz de 05 de outubro a 10 de novembro e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. No acervo, 40 obras expressam a trajetória do artista em mais de 35 anos de trabalho. Autodidata nas artes plásticas, ele tem o dom de transformar objetos simples em obras de arte de forma criativa. A entrada é gratuita.

“Essa já é a terceira exposição no Palácio Tiradentes desde a sua reabertura, em abril deste ano. O Tiradentes já foi palco de espetáculos e eventos neste período, além de oferecer visita guiada diariamente para o público. Isso mostra o quanto a Alerj está cada vez mais próxima do cidadão, exercendo as funções legislativas e sendo também um polo irradiador de arte e cultura”, comemora Fernanda Figueiredo, Diretora de Cultura da Alerj.

A arte de Sales é marcada pela transformação. O artista utiliza objetos descartados, como cadeados, fios, cabides, garrafas, troncos de madeira, panelas, e os transforma em obras criativas.

“Meu trabalho tem o intuito de provocar uma reflexão sobre o reaproveitamento de materiais, gerando discussões sobre a ressignificação de cada peça e de como elas podem adquirir uma nova vida”, destacou ele. Entre as obras, grande influência, em especial nas pinturas, da técnica assemblage – termo francês usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais – apropriando-se de formas e cores exclusivas.

O artista

Natural de Recife (PE), Robson Sales foi trazido pelos pais para a cidade do Rio de Janeiro no início da década de 60, permanecendo até os dias atuais. Realizou exposições na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niterói, Câmara dos Vereadores de Niterói, Espaço Cultural Correios de Niterói, Casa de Cultura de Araruama, Galeria Sintonia Cultural, Casa de Cultura, Partage Shopping e Câmara dos Vereadores, em São Gonçalo. No Rio de Janeiro, expôs no Parque das Ruínas, Santa Tereza, Biblioteca Parque, no Centro e na Biblioteca Parque da Rocinha, na Zona Oeste.

Aloma Carvalho