Obra para reduzir congestionamento da Via Light no Centro de Nova Iguaçu termina hoje (22)

janeiro 22, 2020 /

Oito dias depois de ter sido iniciada, termina hoje, 22,  a obra de construção, na Via Light,  de uma pista a 50 metros do sinal de trânsito da Rua Dom Walmor no sentido Comendador Soares ou Top Shopping, numa extensão de aproximadamente 70 metros de comprimento por 5, 4 metros de largura. A nova pista , no entanto, ainda não tem data para ser entregue ao tráfego de veículos do Centro de Nova Iguaçu. Faltam o plantio de grama,  a concretagem do obstáculo de proteção de uma torre de alta tensão localizada na entrada da “agulha”, além da pintura de faixas de rolamento , sinalização vertical e a limpeza do espaço ocupado por areia,pedra,cimento, homens e máquinas.

Os 70 metros do novo acesso estão asfaltados, mas falta o plantio do gramado e a limpeza da área ocupada pelo canteiro de obras da construtora Litorânea

Agora , na Via Light, o motorista vai poder usar a mesma “agulha em direção à Prefeitura ou a Comendador Soares

A Prefeitura espera que a nova pista aumente a mobilidade do tráfego da Via Light de veículos no sentido Pavuna. Mesmo com os alunos da Unig e das redes privada e pública de ensino de férias, atravessar de carro os dois lados da cidade de Nova Iguaçu é um teste de paciência. No trecho da esquina da Rua Dom Walmor, onde será proibido dobrar à esquerda em direção ao Paço Municipal ou ao cemitério municipal. A agulha está localizada a 50 metros di sinal da Dom Walmor em direção à Pavuna.

Esta é a primeira intervenção na esquina da Dom Walmor, um dos principais pontos de congestionamentos, desde a inauguração da Via Light em 1989 pelo então governador Marcello Alencar. Quando foi prefeito de Nova Iguaçu, Lindbergh Farias estendeu a Via Light até à Rua Conselheiro Lafaiete, já nas proximidades de Morro Agudo. As pistas das calçadas e os parques da área de lazer no centro de Nova Iguaçu da Via Light estão abandonados, os equipamentos urbanos estão quebrados e as grades das quadras de esportes estão enferrujadas.

 

Texto e fotos: Paulo Cezar Pereira

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.