Jogadores do Nova Iguaçu comemoram o gol da classificação | Foto: Reprodução

Nova Iguaçu vence o Vasco e se classifica para a final; Flamengo é campeão da Libertadores Sub-20

março 17, 2024 /

*Clébio Luiz

O Nova Iguaçu não se intimidou com mais de 60 mil pessoas no Maracanã e venceu o Vasco neste domingo por 1 x 0, classificando -se assim para a final do Campeonato Carioca contra o Flamengo. O time da Baixada tinha a vantagem do empate, mas não jogou na retranca. Esta é a primeira vez que o Nova Iguaçu disputará uma final do Cariocão. Os jogadores do Vasco saíram de campo vaiados.

O Vasco dominou as ações iniciais, enquanto o Nova Iguaçu se postou defensivamente esperando os espaços. Aos 11 minutos, Payet arriscou o chute de fora da área e a bola passou perto do gol de Fabrício com perigo. Marcando em cima para forçar o erro do adversário, o Vasco por pouco não abriu o placar com Vegetti, aos 23, tentando surpreender o goleiro Fabrício em um chute de longe.

Nova Iguaçu perde chances

Mas o Nova Iguaçu não recuava e também assustava o Vasco . Aos 27, cobrou falta, a bola passou por todo mundo e Sérgio Raphael cabeceou por cima do gol. Dois minutos depois, o Vasco respondeu com Galdames chutando de fora da área e Fabrício espalmou de mão trocada. O time do técnico Ramón Díaz tentava empurrar o Nova Iguaçu para a defesa, mas a equipe da Baixada Fluminense se postava bem. Aos 42, em contra-ataque rápido, Yago chutou de canhota por cima do gol de Léo Jardim com perigo. No finalzinho do primeiro tempo, Bill cobrou falta para a área e Léo Jardim espalmou e afastou o perigo.

Pênalti anulado pelo VAR

Sem outra alternativa, pois precisava vencer, o Vasco voltou para o segundo tempo tentando abrir o placar e quase conseguiu aos 4 minutos. Pelo lado esquerdo, Payet rolou para Galdames, que de frente para o gol, chutou por cima sem perigo. Mas quem perdeu boa chance foi o Nova Iguaçu, aos 5. Xandinho recebeu de Carlinhos na direita, avançou e chutou cruzado, quando deveria ter rolado para Carlinhos que fechava livre pelo meio da área. Ramón Díaz tirou Galdames Rojas e colocou Paulo Henrique e David.

Com a torcida vaiando, o Vasco ia se descontrolando e via o Nova Iguaçu tocando a bola, que assustou novamente em um bom chute de Yago que desviou na zaga e foi para escanteio. Aos 17, Xandinho chutou, a bola bateu na coxa de Píton e no braço. O árbitro marcou pênalti, mas chamado pelo VAR, anulou a penalidade.

Torcedores do Nova Iguaçu na arquibancada | Foto: Reprodução

Bill marca em contra-ataque

Muito vaiado pela torcida, Praxedes foi substituído por Sforza. Em cobrança de falta para a área, Sforza cabeceou, Fabrício espalmou para o canto e a zaga aliviou. Na jogada seguinte, em contra-ataque rápido, aos 29, o goleiro Fabrício lançou Yago na direita, ele lançou Carlinhos na entrada da área. O artilheiro não foi fominha e rolou para Bill entrando pela esquerda. O atacante bateu no canto esquerdo de Léo Jardim para fazer 1×0 com a bola primeiro batendo na trave.

Logo após o gol veio a parada técnica e o Vasco lançou Clayton e Zé Gabriel nos lugares de Adson e Medel. O Nova Iguaçu trocou Xandinho por Alegria e Yago por João Victor. O técnico Carlos Victor fez as trocas para dar mais fôlego ao Nova Iguaçu, que foi eliminado pelo Internacional na Copa do Brasil na quinta-feira.

Veja abaixo os jogadores do Nova Iguaçu comemorando com a torcida a passagem para a final:

Nova Iguaçu se fecha

Atabalhoado e assustado com o placar, o Vasco tentava chegar ao ataque, mas abusava dos cruzamentos. Em um deles, o goleiro Fabrício voou e socou a bola para longe. O Vasco insistia e, em uma cobrança de escanteio, a bola repicou na área e a zaga aliviou o perigo. O Nova Iguaçu segurava a bola e esperava o tempo passar.

O Nova Iguaçu quase fez 2 x 0 em uma jogada pela direita com Bill chutando e Léo Jardim espalmando. Na sobra, Carlinhos isolou a bola. O Nova Iguaçu trocou Bill e Yago Fraga por Ronald. Na base do abafa, o Vasco tentava o empate. Em um cruzamento da esquerda, Vegetti cabeceou com perigo por cima do gol.

Torcida grita: “Time sem vergonha”

Fechado na defesa, o Nova Iguaçu, aos 42, trocou Yan por Cayo Tenório para manter a solidez da defesa. Impaciente com a ineficácia do time, a torcida do Vasco começou a gritar: “Vergonha…time sem vergonha “. O Nova Iguaçu trocava passes esperando o final do jogo. O time da Baixada ainda perdeu boa chance com João Victor que Léo Jardim defendeu. O Vasco ainda tentou o empate, mas Fabrício defendeu bem.
No apito final do juiz, os jogadores do “Laranja Mecânica” da Baixada comemoraram a classificação para a final.

Jogadores do Vasco se decepcionaram com a derrota e saíram vaiados
| Foto: Leandro Amorim/Vasco

Shola e Lorran dão título ao Flamengo

A garotada do Flamengo venceu o Boca Juniors e ficou com o título | Foto: Flamengo/divulgação

Em um jogo emocionante, o Flamengo virou para cima do Boca Juniors e sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América Sub-20, no Uruguai. O rubro -negro venceu por 2 x 1 com gols de Shola e Lorran e foi campeão invicto com cinco vitórias em cinco jogos. Ignacio Rodriguez fez o gol do Boca Juniors.

O Flamengo agora irá disputar o Mundial de Clubes Sub-20. Inclusive, o Boca Juniors é o último campeão. O adversário do vem da Liga Jovem da UEFA, que atualmente está nas semifinais. O Porto (POR) encara o Milan (ITA), e o Nantes (FRA) pega o Olympiacos (GRE).

Aloma Carvalho