Cruzamento da Mário Guimarães com Dr. Thibau recebe grades de proteção e faixas de pedestres

agosto 10, 2020 /

Um trecho de pouco mais de 100 metros da Rua Mário Guimarães, da esquina do cruzamento com  a Dr. Thibau à Herculano de Matos, está recebendo os últimos retoques para mudar o sentido de mão única . Com as alterações decorrentes do projeto de mobilidade urbana para pontos de congestionamentos no Centro de Nova Iguaçu, o engenheiro de trânsito e professor de Matemática Fredy Moisés, um peruano naturalizado brasileiro, promete resolver um dos maiores problemas do município: os engarrafamentos diários que, na hora do rush, se estendem pela Avenida Abílio Augusto Távora ( antiga Estrada de Madureira)  à Mário Guimarães, principal via que liga os dois lados da cidade . Se dependesse apenas dele, a mudança no trânsito de veículos na Mário Guimarães começaria amanhã, terça-feira.

O peruano naturalizado brasileiro Fredy Moisés na esquina a Mário Guimarães com a Dr. Thibau

Nascido na periferia de Lima, Fredy trouxe para Nova Iguaçu sua vasta experiência em mobilidade urbana. Na capital do Peru, ele trabalhou no projeto que ajudou a melhorar o trânsito de veículos em Lima. Entre outras medidas, Lima ganhou oito viadutos, lembra Fredy ao destacar que o novo viaduto que liga a Rua Barros Júnior ao bairro do Rancho Novo, o dos Emigrantes, também acabou com os engarrafamentos diários naquele ponto de entrada e saída da cidade pela rodovia Presidente Dutra.

Homens e máquinas da empresa que cuida do projeto de mobilidade urbana em Nova Iguaçu estão trabalhando neste momento no cruzamento da Mário Guimarães com a Dr. Thibau. Para segurança dos pedestres, o local ganhou sinal luminoso e faixas exclusivas para os pedestres, além de grades de proteção nas calçadas da esquina. A todo momento, pelo celular, Fredy recebia orientações de Juarez Lisboa, um delegado de Polícia aposentado que se dedica a ajudar Rogério Lisboa, seu filho e  prefeito de Nova Iguaçu,  na administração do setor de transporte público, trânsito e mobilidade urbana.

Fredy já dispõe de uma pesquisa que projeta o aumento da velocidade do tráfego no trecho da Estrada de Madureira entre a Universidade Nova Iguaçu e o viaduto Padre João Musch, o que liga a Via Light à Rua Mário Guimarães, com a alteração da mão no trecho de 100 metros da Rua Mário Guimarães.

 

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.