Início das obras de urbanização no entorno do hospital da Unimed de Nova Iguaçu muda o trânsito no Centro neste sábado

fevereiro 8, 2022 /

 

Os motoristas viveram mais um dia de congestionamento ( foto ) na hora da saída de estudantes na Rua Dr. José Brigagão Ferreira, acesso à Praça de Skate.

 

* Paulo Cezar Pereira

 

Por conta do início das obras de urbanização no entorno do futuro hospital da Unimed de Nova Iguaçu, a Prefeitura  vai fazer neste sábado (12) alterações no sentido do trânsito em duas das mais importantes ruas de seu centro comercial e residencial.

O detalhamento das ações serão publicadas no Diário Oficial do município amanhã (9), mas a chance de mais transtorno para os motoristas é uma aposta de quem mora ou simplesmente passa ou trabalha nas ruas Coronel Bernardino de Melo e Humberto Gentil Baroni, que deixarão de ser mão dupla.

A primeira só poderá ser utilizada no sentido bairro Caonze-bairro da Luz. E a Humberto Gentil Baroni será mão única de direção da Avenida Abílio Augusto Távora ( Estrada de Madureira ) para o Caonze. A rua Getúlio Vargas, também conhecida como “a rua dos cartórios”, terá sentido de circulação invertido no trecho entre a Coronel Bernardino de Melo e a Humberto Gentil Baroni.

Outra alteração importante: a Rua Coronel Alfredo Sores será mão única de direção da Avenida Abílio Augusto Távora para rua Dr. Paulo Fróes Machado, a do antigo Fórum. O ponto de ônibus da Coronel Bernardino de Melo, no acesso ás escadarias e rampas da estação ferroviária, permanecerá no local, mas dois pontos de ônibus da Humberto Gentil Baroni serão agora nos números 189 e 1218.

Nestas ruas que terão alteração no sentido do trânsito há um forte comércio, clínicas médicas, laboratórios, prédios com escritórios, bares, restaurantes, estacionamentos, pontos de ônibus e cartórios.

a Prefeitura está distribuindo um panfleto anunciando as interdições para os comerciantes e os moradores deste trecho. As alterações no trânsito estão na cabeça do prefeito Rogério Lisboa há dois anos, mas não foram feitas em 2020 porque ele era candidato à reeleição.

Mais um dia de caos no trânsito em frente às escolas 

Pais e alunos das escolas próximas aos colégios Elite, Equipe e Cepaeni passaram o dia de hoje (8) convivendo com a insegurança e o caos no trânsito entre 12 e 13 horas, horário de entrada e saída dos estudantes. A Estrada de Madureira e seus acessos tiveram longos congestionamentos e não havia um só agente de trânsito nas proximidades.

O congestionamento hoje chegou à entrada do Shopping de Nova Iguaçu na Estrada de Madureira

Cobrada pelo Nova Iguassu Online, a Prefeitura se manifestou através de uma nota:

A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu informa que disponibiliza agentes para organizar o trânsito nos horários de entrada e saída dos alunos das escolas em toda a cidade.
O Segurança Presente é um programa de responsabilidade do Governo do Estado, que firmou um convênio entre a Polícia Militar e a Prefeitura. O Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) faz rondas escolares nas unidades do município. Com a volta das aulas, já há uma programação do serviço nas escolas de maior movimento.

 

*Paulo Cezar Pereira é Jornalista

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.