O espetáculo é uma obra de construção coletiva sobre a vida do português Fernando de Bulhões, que na fase adulta se torna Santo Antônio

Espetáculo teatral de artistas da Baixada se apresenta pela primeira vez no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

outubro 4, 2023 /

O espetáculo Santo Antônio dos Pobres, em cartaz pela Baixada Fluminense há 24 anos, terá sessão única no Theatro Municipal na sexta (06-10), às 19 horas. O Theatro, fundado em 1909 com inspiração na Belle Èpoque, fica na Cinelândia, e possui histórico de importantes apresentações de diversos artistas, de óperas e companhias de ballets. Já brilharam no palco do Municipal artistas como Heitor Villa-Lobos, Igor Stravinsky, Paul Hindemith e Ruth de Souza.

O espetáculo é uma obra de construção coletiva sobre a vida do português Fernando de Bulhões, que na fase adulta se torna Santo Antônio quando ingressa na vida religiosa. Ainda muito jovem deixa sua família e nobreza para seguir a ordem dos Franciscanos. Sobreviveu por milagre a muitas adversidades e o que recebia como agrado por suas orações, doava aos mais necessitados. O santo casamenteiro como é conhecido, se dá, pois, em certas ocasiões, doa moedas que recebia por suas orações, como dote para jovens que desejavam se casar.

Ludoviko Vianna, ator que encarna o tradicional santo casamenteiro desde a estreia em 1999, fala sobre os sentimentos que envolvem o espetáculo em um dos teatros mais tradicionais do Brasil.

“A ideia da nova direção do Municipal é atrair diversas camadas da população com espetáculos teatrais, outros espetáculos mais populares e, em seguida, fazer com que também passem a se interessar por óperas, por exemplo”.

Ludoviko também conta que é a primeira vez que um espetáculo formado inteiramente por profissionais da Baixada Fluminense é encenado no Theatro Municipal. Em mais de 100 anos de história do espaço é um marco importante, conta o ator.

A apresentação está marcada para sexta (06), às 19 horas. Os ingressos podem ser adquiridos no site Sympla e custam R$40,00, a inteira, e R$20,00, a meia.

Aloma Carvalho