Eduardo Paes vai à Assembleia Geral da ONU em busca de recursos para a preservação da Mata Atlântica

setembro 15, 2023 /

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, cumpre neste fim de semana  missão nos Estados Unidos em busca de recursos para a preservação da Mata Atlântica. Acompanhado da secretária municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá Paula, Paes desembarca neste sábado (16) em Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Mata Atlântica é um bioma de grande biodiversidade e desempenha um papel crucial no abastecimento hídrico, sendo responsável por atender 70% da população brasileira.

– O Rio de Janeiro é a cidade que mais preserva a Mata Atlântica, bioma com grande biodiversidade e responsável pelo abastecimento hídrico de 70% da população brasileira. Os atores internacionais precisam compreender que a preservação da Mata Atlântica está intrinsecamente ligada à preservação da Amazônia; portanto, é preciso avançar na captação de recursos internacionais para garantir a proteção da Mata Atlântica –  diz Tainá.

Além disso, a secretária municipal destaca que a preservação das florestas está diretamente relacionada à proteção das comunidades vulneráveis da cidade: “Quem mais sofre no debate de perdas e danos são as favelas e o povo favelado. O debate sobre justiça climática precisa ser voltado para as comunidades do Rio de Janeiro, que são as pessoas que mais sofrem com as concentrações de área de calor. Em alguns territórios, as mudanças climáticas aumentam a incidência de várias doenças, e essas populações não têm como se proteger”, argumenta.

 

Com o olhar voltado para a COP 30, que está programada para ocorrer em Belém (PA) em 2030, a prefeitura do Rio está elaborando o Fundo de Perdas e Danos Municipal, destinado a parte do investimento no país para mitigar os efeitos da mudança climática nas favelas.

A comitiva carioca em Nova York também inclui o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlo Caiado, e o presidente do Comitê Rio G20, Lucas Padilha, um advogado especializado em direito internacional.

Com informações da Veja online

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.