Doutor Luizinho sugere criação de rubrica de investimento do governo federal para a Assistência Social em áreas violentas

novembro 12, 2021 /

Presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara discutiu os desafios da assistência social em áreas violentas

O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Dr. Luizinho (PP-RJ) , realizou, nesta quarta-feira, 10, uma audiência pública para discutir os desafios da Assistência Social em áreas com alto índice de violência.

Durante o debate que contou com a participação de gestores da área de assistência social dos municípios da região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e com a participação da Subsecretária de Gestão do SUAS do Rio de Janeiro, Érika Rangel, Dr.  Luizinho defendeu mais investimentos por parte do governo federal para o Sistema de Assistência Social em áreas violentas, com a criação de uma rubrica.

Deputado Doutor Luizinho discutiu ajuda às comunidades com representantes de Nova Iguaçu, Queimados, Magé e Rio de Janeiro

“A Assistência Social é fundamental para atender as famílias mais vulneráveis, especialmente nos locais sitiados pela criminalidade. No meu estado do Rio de Janeiro, nós temos várias localidades dessa forma, sabemos que é preciso mais investimento, por isso sugerimos a criação de uma rubrica do Governo Federal, mas, para isso precisamos saber como a assistência social vai chegar nessas áreas de violência, que tipo de equipamento vamos poder entregar, é um CRAS, um ônibus cidadania, um veículo?” ressaltou o deputado.

A Subsecretária de Gestão do SUAS do Rio de Janeiro, Érika Rangel, por sua vez, agradeceu ao parlamentar por levantar o debate da assistência social e destacou que o estado do Rio de Janeiro é um dos poucos estados que consegue financiar políticas púbicas de assistência social.

Todos os gestores presentes relataram dificuldades em financiamento para executar ações de assistência social.

PEC 383
A audiência pública foi feita no âmbito da Comissão Especial criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 383/2017 que garante recursos mínimos para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A PEC 383 obriga a União a aplicar no mínimo 1% da receita corrente líquida prevista para o ano no Suas.

A Audiência pública foi proposta pelo deputado Dr. Luizinho em conjunto com o deputado também do Rio de Janeiro Zé Augusto Nalin (DEM-RJ).

Entre os convidados para a audiência pública estavam: o Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Matheus Quintal; a Subsecretária de Gestão do SUAS do Estado do Rio de Janeiro, Érika Rangel de Sousa Santos; a Secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros Fonseca da Silva; a Secretária de Assistência Social de Queimados, Cristiane Lamarão; a Subsecretária Municipal de Assistência Social de Seropédica, Patrícia Gonçalves e a Secretária de Assistência Social de Magé, Flávia Gomes da Silva Carneiro.


Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.