Começa hoje a 30ª edição do Arraiá d’Ajuda, maior festa julina de Nova Iguaçu

julho 7, 2023 /

Começa hoje  mais uma edição do Arraiá d´Ajuda, maior festa julina de referência turística e cultural, inserida no calendário oficial da cidade de Nova Iguaçu,  realizado há 30 anos pelo Patronato – Centro Social São Vicente . O evento será realizado numa área do Shopping Nova Iguaçu, no bairro da Luz,  e dele participa um grupo de voluntários: médicos, advogados, executivos, comerciantes, donas de casas e jornalistas, entre outros profissionais.

Durante um final de semana nomes conhecidos da sociedade doam o melhor de si em tempo e boa vontade para uma festa de solidariedade. O objetivo principal : angariar fundos para o custeio  e apoio às atividades sociais, culturais e educacionais do Patronato.

Atualmente  a instituição atende gratuitamente 275 crianças de 2 a 5 anos em regime integral de creche. Elas recebem educação infantil, 4 refeições diárias, atendimento psicopedagógico, psicológico, pediátrico, dentário, aulas de ballet, judô e atividades culturais. O Patronato mantém outros projetos sociais, com foco na geração de renda e empregabilidade, como cursos de capacitação para o mercado de trabalho e empreendedorismo para 145 mulheres, uma rede colaborativa composta por 38 artesãos, 50 adolescentes em curso de robótica, seção de espaço para serviços de utilidade pública como o Centro de Valorização da Vida – Prevenção ao suicídio e parcerias culturais, como o curso de audiovisual para 100 jovens e adultos realizado pela OSC Encontrarte Audiovisual e em parceria com SENAC/SEBRAE, através do Projeto Impulsiona RJ, atende 120 pessoas.

Assim como nas edições anteriores, o evento contará com as tradicionais barracas de comidas típicas, shows de músicos regionais, lazer e recreação infantil. Na última edição presencial, em 2022, 120 mil pessoas passaram pelo local  festa nos três dias de realização. O estacionamento é pago. O evento é o principal meio de arrecadação de recursos para a manutenção física da instituição e suas atividades.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.