Vento sagrado

outubro 30, 2017 /

Uma lufada de esperança varreu Nova Iguaçu com o lançamento do site novaiguassonline.com.br, criado pelo jornalista Paulo Cezar Pereira, um dos mais brilhantes repórteres da sua geração. A arquitetura, amplitude e sofisticação desse projeto confundem-se com a trajetória do seu idealizador, um dos profissionais que conhece como poucos essa vasta região.

O novo site pretende estimular a discussão sobre saúde, desemprego, segurança, mobilidade urbana, educação, transporte público, problemas que atualmente flagelam cerca de três milhões de habitantes das dez cidades que integram a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Novaiguassuonline exercerá o mesmo papel dos arcos botanos que sustentavam as cúpulas das catedrais da Idade Média, onde permitiram que a luz eliminasse as áreas de sombra, além de ampliarem os espaços destinados ao convívio religioso e à reflexão.

Nessa nova e ágil ferramenta digital, com layout moderno e atraente, o leitor encontrará também lazer, colunas de serviços, além de notícias relacionadas com a vida social, política e econômica de cada uma dessas cidades, espalhadas por cerca de três mil quilômetros quadrados, território maior que a Bélgica. Nos últimos anos, a Baixada, conhecida no passado como cidade dormitório, mudou seu perfil sócio-econômico com a instalação de grandes indústrias, hoje ela representa 14% do PIB do Estado do Rio.

Na Baixada estão concentrados cerca de 30% do eleitorado estadual, o que expressa a importância política do chamado Recôncavo Fluminense, como a imprensa se referia antigamente a essa região, famosa em todo o País Cidade Perfume, diante da riqueza dos seus laranjais. Nas viagens por mares encapelados, como nas travessias em terra firme, o sucesso de qualquer empreendimento depende de quem está no comando. Novaiguassuonline nasceu sob a inspiração de Paulo Cezar Pereira, o nosso querido Paulinho da Baixada, como a ele se referiam carinhosamente os colegas das redações por onde passou. O apelido não surgiu pelo fato de ter nascido em Heliópolis, ou do especial afeto que lhe dispensava o Bispo Dom Adriano, mas pelo interesse incomum que já demonstrava, nos anos 70, pelos problemas sociais da região.

Tinha 15 anos de profissão quando o conheci. Paulinho era um recém-chegado, repórter noviço que ainda engatinhava pela redação, enevoada pela fumaça dos cigarros, ambiente extremamente barulhento por causa das máquinas de escrever, onde todos pareciam também falar ao mesmo tempo, discutindo política e futebol. Nesse espaço acalorado pelas paixões , onde despontavam
figuras do porte intelectual de Nelson Rodrigues, Aguinaldo Silva e tantos outros, Paulinho logo se ombrearia entre os melhores profissionais de O Globo.

Naquela época romântica, quando os leitores ainda choravam com as manchetes dos jornais, ele entregava-se aos afazeres do oficio com uma vocação jesuítica. Como respirava os problemas da região onde nascera e morava, alguém o batizou com o apelido do qual se orgulha até hoje. O site por ele criado, nasceu ungido pelos mesmos valores e compromissos que nortearam sua vida profissional como Paulinho da Baixada. Vida longa ao novaiguassuonline, na esperança de que albergue as melhores aspirações dos habitantes das cidades que, ao longo dos anos, se espraiaram em torno do antigo e abençoado Arraial de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu.