Um Santo Natal

dezembro 23, 2017 /

*Por Dom Luciano Bergamim.

Caros amigos (as), a grande e bonita festa do Santo Natal está às portas. Ela celebra a mais linda “surpresa” que Deus realizou em prol da humanidade, ao enviar seu Filho que se fez homem como nós, nascendo de uma mulher, a Virgem Maria, para nos salvar do pecado que é a raiz de todos os males e nos restituir a dignidade e a beleza da filiação divina.

As circunstâncias da “surpresa” também chamam atenção: Jesus nasce na humildade, num lugar pobre e distante do centro do poder e poucos tem conhecimento de seu nascimento. Quando a autoridade máxima do lugar, o Rei Herodes, sabe do fato, procura matá-lo. O Senhor vem ao “seu “mundo” e desde o início é rejeitado pelos grandes da época.

O Natal é portanto o aniversário do nascimento da “criança divina”; por isto é justo que falemos de “Santo Natal”. Infelizmente, por diversos motivos, o foco da solenidade parece se transferir para outras direções, de tal maneira que o festejado não é mais o “Menino Jesus” e sim o velhinho “Papai Noel” e o que mais parece importar é a festa “exterior” e não aquela “interior”.

Retornemos, gente boa, ao essencial! Paremos para refletir sobre o imenso amor de Deus que nos dá como presente seu amado Filho. Natal se tornou, para a maioria das pessoas, a festa da troca de presentes. Isto não é ruim, pois nos ajuda a vivermos a fraternidade e a amizade. Porém não podemos esquecer que o primeiro e mais importante “presente” é Deus que nos dá e é seu próprio Filho. A festa do Natal é uma oportunidade ímpar de oramos, agradecermos e amarmos quem nasceu por nosso amor! Unir a família, celebrar a ceia, trocar presentes é bom! Mas não devemos esquecer o aniversariante Jesus, se não corremos o risco de fazer festa para um aniversariante que nem convidamos para o evento.

Natal é tempo de celebrar, agradecer e orar. Procuremos uma igreja e, junto com os irmãos, elevemos nosso canto de louvor, inclusive pedindo a Paz para todos.

Natal é, igualmente, uma bela oportunidade para abrir nosso coração aos mais necessitados. Talvez, perto de nossa casa, haja alguém precisando, quem sabe,de alimento, roupa, remédios, uma visita, uma abraço, um chocolate…. Vamos lá! É Jesus presente nas pessoas que esperam algo de nós!

É nestes sentidos que desejo a cada pessoa um Natal Santo: divino e humano.

Aproveito para convidar os amigos todos a participarem de dois eventos importantes de nossa Baixada:

1º: Aniversário da cidade de Nova Iguaçu: dia 15 de janeiro, com Missa na Catedral às 10:00 h.

2º: Primeiro Centenário do nascimento de Dom Adriano Hypólito que tanto bem semeou nesta nossa região: dia 18 de janeiro, com Missa na Catedral, às 19:00 h.

Por fim, em nome meu e do povo cristão católico,desejo, de coração, um feliz 2018, repleto de bem, justiça, paz e bondade, com as bênçãos de nosso Deus amoroso. Abraço fraterno.


*Dom Luciano Bergamim é bispo da Diocese de Nova Iguaçu.