Tempo de recordar e reviver a Santa Ceia do Senhor

abril 2, 2018 /

Caros amigos (as), depois da preparação da Quaresma, é chegado o tempo da Semana Santa que tem seu ponto alto no Tríduo Pascal que nos faz recordar e reviver a Santa Ceia do Senhor, sua Paixão, Morte e Ressurreição. São os dias mais importantes, pois nos lembram a imensidão do amor de Deus pela humanidade. “Deus tanto amou o mundo que enviou seu próprio Filho, não para condenar e sim para salvar” afirma o Evangelho de São João.

A festa da Páscoa tem sua origem na tradição judaica. De fato, este povo recordava, com uma ceia de ritos especiais, a libertação da escravidão do Egito, a aliança entre Deus e seu povo e a entrada na Terra Prometida.

Na tradição cristã, a Páscoa assume um novo sentido: é a celebração dos últimos dias de vida terrena de Jesus que, por sua fidelidade ao Plano do Pai e por amor à humanidade, entrega sua vida toda, aceita a experiência da morte e, finalmente, ressuscita para não morrer mais, pois Ele é o Salvador e Senhor da vida, que nos chama a viver de maneira nova, na santidade e justiça.

Neste ano de 2018, nossa Campanha da Fraternidade nos orientou a “Superar a violência”. Realmente, esta, nas suas diversas expressões é o grande “cancer” que tanto faz sofrer e muitos mata!

Ao desejar a todos os que vivem na Baixada e em outros lugares uma Santa e Abençoada Páscoa, peço que demos continuidade ao compromisso de sermos pessoas “amorosas”, imbuídas de boa vontade e esforço para construirmos famílias, comunidades e sociedade mais humanas, justas, fraternas e solidárias.

Abraço pascal com as bênçãos de Deus! Dom Luciano.