Senado discute lei para blindar políticos de ações em investigações

março 12, 2024 /

 

A Comissão de Segurança Pública do Senado deve votar nesta terça-feira (12) um projeto para limitar a decretação de medidas durante uma investigação contra pessoas com foro privilegiado. De acordo com o texto do projeto de lei (PL), políticos só poderiam ter ações decretadas contra eles depois de uma decisão conjunta dos integrantes do tribunal no qual a ação corre.

“No caso de investigado ou acusado que tenha foro por prerrogativa de função, a concessão de qualquer medida cautelar, inclusive decretação de prisão em seu desfavor, depende de decisão colegiada do tribunal competente para o julgamento”, diz o texto.

Isso significa que ministros relatores no Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, não poderiam decretar a prisão preventiva de um investigado com foro privilegiado. A decisão precisaria ser submetida aos outros ministros, seja em uma Turma ou no plenário da Corte, para ser colocada em prática.

O PL 4.336, de 2023, está na pauta da Comissão de Segurança Pública do Senado desta terça-feira (12). Caso o projeto seja aprovado na comissão, segue direto para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo plenário do Senado, a não ser que senadores entrem com um recurso.