Chacina da Baixada (29 mortos) completa 14 anos e Dom Luciano Bergamim vai às redes sociais pedir um minuto de silêncio e orações pelas vítima da violência

março 28, 2019 /

Carta ao Povo de Deus por Ocasião dos 14 Anos da Chacina da Baixada Fluminense

“Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27)

Irmãos e Irmãs, no próximo domingo, dia 31 de março, lembramos um dos acontecimentos mais tristes na história da Baixada Fluminense. Trata-se da Chacina da Baixada, quando 29 pessoas foram assassinadas em Nova Iguaçu e Queimados.

Já se passaram 14 anos; infelizmente outras chacinas ocorreram e muitas outras pessoas são assassinadas diariamente nas cidades da Baixada. Precisamos nos perguntar por que tanta violência, por que tantas mortes e descaso com a vida humana.

A vida é dom de Deus e nós devemos cuidar da criação divina com respeito e reverência. Não podemos reproduzir entre nós discursos de ódio e de morte; ao contrário, devemos ser testemunhas da bondade de Deus, um Deus misericordioso e Senhor da vida.

O tema da Campanha da Fraternidade de 2019 propõe a conversão do coração e a transformação da sociedade. Como cristãos somos chamados a contribuir com o anúncio do Evangelho da vida para a abertura de caminhos novos, de forma que as pessoas possam viver na condição de cidadãos. Precisamos nos empenhar na luta pela reconciliação e a justiça, condições necessárias para uma sociedade verdadeiramente humana, fraterna e solidária.

Assim, pedimos a todas as comunidades eclesiais que no dia 31, domingo, reservem 1 minuto de silêncio orante por todas as vítimas de violência em nossa querida Baixada Fluminense e que cada um possa, de acordo com suas possibilidades, assumir a defesa da vida, da concepção ao fim natural, seja participando de espaços governamentais e conselhos comunitários e municipais de políticas públicas, seja participando de fóruns da sociedade civil que promovam o valor da vida humana.

Rezem individualmente e também comunitariamente pela vida de todos e que essas orações cheguem até os familiares de todas as vítimas de violência.

Que o bom Deus olhe por nós, olhe por nossa querida Baixada Fluminense e nos ajude a sermos construtores da paz, da justiça e da solidariedade.

Nova Iguaçu, 27 de março de 2019. Dom Luciano Bergamin / Dom Gilson Andrade da Silva