Bacalhoada de Natal

dezembro 23, 2021 /

*Chef Rodrigo Barros

 

Bacalhoada.

“O autêntico bacalhau é milenar e de origem norueguesa. Nós, brasileiros, só adquirimos o hábito de consumir tal pescado por conta da nossa colonização portuguesa, que já consumia muito o bacalhau.
A origem da famosa bacalhoada é lusitana, uma receita exclusiva dos nossos colonizadores. Ela é feita com bacalhau desfiado, tomates, cebola, ovos, batatas, azeitonas e temperos como o azeite não podem faltar”
Quem aí também ama bacalhoada?

Vamos à receita

1 kg de Bacalhau dessalgado ( lombo, posta ou lascas )
1 cenoura cortada em rodelas
20 chalotas descascadas
100g de azeitona preta
1 Brócolis
200g de cogumelos Paris frescos
6 dúzia de ovos cozidos e descascados
12 batatas calabresa descascadas
100g de tomates cereja
100g de alho laminado frito
500ml de azeite
Salsinha picada a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Ervas a gosto

 

Modo de preparo

Cozinhe as batatas a cenoura, cebola, o brócolis, refogue o bacalhau com bastante azeite, os cogumelos,  em seguida adicione o restante dos ingredientes, acerte a pimenta e o sal, finalizando com os ovos cozidos partidos ao meio, as azeitonas pretas, o alho frito em lascas e a salsinha picada. Se quiser pode usar a água onde cozinhou os legumes para deixar o bacalhau cozinhando por mais tempo.
Lembrando que o bom bacalhau é aquele branquinho Gadus Morhua, mas se você não encontrar pode usar o que você conseguiu comprar.

Harmonização

O conjunto de ingredientes apresenta bastante sabor e textura. De um modo geral, este prato pede um branco mais estruturado ou um tinto leve. Há tintos com acidez para acompanhar o prato e volume de boca para se equilibrar com o conjunto dos ingredientes.


Têm peso nesse conjunto a azeitona, a salsinha, o pimentão e a cebola. Um branco leve certamente seria ofuscado, mas um com estrutura e estágio em madeira poderia funcionar muito bem. Ainda assim, talvez um tinto com corpo de leve para médio, mais direto e frutado, com acidez e frescor, ainda seja a opção mais segura.

 

* Rodrigo Barros foi o vencedor do  Prêmio Dolmã 2019 e  dos concursos Sal a Gosto e  Gold Chef Brasil, além de  participante do Master Chef Brasil 3