#5 Cuidando do seu dinheiro

janeiro 15, 2018 /

“Nós perseguimos carros e roupas, trabalhando em empregos que odiamos, para podermos comprar porcarias das quais não precisamos”.

-Clube da luta

E aí leitores! Como estão as coisas, 2018 começou bem ou o IPTU e o IPVA assustaram?

Tenho certeza do que pagar esses tributos não é alegria para ninguém. E na realidade de grande parte da população o endividamento é a alternativa para manter os padrões e arcar com os compromissos. Não estou afirmando que o endividamento é algo necessariamente ruim, mas não é o melhor caminho para pagar tributos. E aí eu lanço um questionamento a vocês. Será que acumular coisas que não precisamos e nos mantermos endividados compensa?

Sabe aquele ditado que diz: há sempre um sapato velho para um pé descalço? É mais ou menos isso que acontece no mercado de usados, que não só é de imóveis e automóveis, como de diversos utensílios que não servem ou estão ocupando espaço em sua casa, mas há um interesse grande por outras pessoas que não podem comprar algo novo, mas tem condições de comprar no mercado de usados.

Se você está endividado e as contas não fecham, olhe para o lado e veja o que você pode se desfazer para levantar um dinheiro de emergência e conseguir sair do vermelho. Se for necessário, troque o carro por um de custos menores, ou até a própria casa. Há muitos sites de compra e venda de usados, mas vou citar os mais populares em ordem de minha preferência: www.olx.com.br; www.mercadolivre.com.br; www.enjoei.com.br . Em todos você pode anunciar seus produtos de graça. Em alguns casos você pode pagar para deixar seu produto mais visível ou ter de pagar comissão se concretizar a venda. O OLX tem a vantagem de ser bem utilizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, facilitando a interação entre compradores e vendedores. Vale ressaltar que é importante manter a segurança na hora de encontrar com o comprador, portanto procure locais públicos ou se o produto a venda for de grande porte, procure sempre conhecer melhor a pessoa, e como hoje ninguém está fora das redes sociais, peça o facebook para se certificar que não é uma pessoa mal intencionada.

Comece já anunciando aquele sapato velho! Rs!

Que 2018 seja um ano de muita prosperidade financeira! Comece já a organizar seu bolso para chegar no final do ano com saldo positivo!

Para dúvidas e sugestões, escrevam para: vc.cuidandodoseudinheiro@gmail.com

Terei o maior prazer em conversarmos mais detalhadamente sobre como cuidar do seu dinheiro.


*Vinicius Costa é economista, trabalha há 7 anos em uma das maiores instituições financeiras do Brasil e atualmente ocupa o cargo de Gerente Geral. É colunista do novaiguassuonline e escreve todas as segundas-feiras.